quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A VERDADEIRA BÚSSOLA

A palavra "bússola" vem do italiano do sul, bussola, que significa "pequena caixa" A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o Norte, é uma ajuda preciosa para todo e qualquer navegador. As bússolas atuais variam um pouco entre si, mas têm os mesmos componentes básicos.
Uma bússola é um instrumento navegacial para se encontrarem direções. Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnetico da Terra. Uma bússola fornece  uma direção de referência conhecida que é de grande ajuda na navegação. Os pontos cardeais são norte, sul, leste e oeste. Uma bússola pode ser usada com um relógio e um sextante para fornecer uma capacidade de navegação bem precisa. Esse dispositivo melhorou bastante o comércio marítimo tornando as viagens mais seguras e mais eficientes.
Cada um de nós devemos ter  A Palavra de Deus como  Bússola,  que nos dê direção e orientação nesta grande viagem. Durante o nosso caminhar, passamos por situações diversas: Os temporais, torrenciais, escuridão e nuvens negras que atravessamos, onde nossa pequena nau entre as ondas do mar da vida põe-se em perigo constante e, sem Bussola, ficamos a deriva, sem nenhuma direção.
A Palavra de Deus é a nossa Bussola indispensável à nossa vida. Quando não a temos, transformamos nossa vida em uma "vidinha" despreparada para os grandes desafios, permanecendo nas margens do conformismo, da mesmice, sem alvo e direção alguma... Ficamos ancorados ou atracados nos nossos "mundinhos" como se fosse o melhor lugar do mundo. Ficamos como rãs, cujos ancestrais estivessem caídos em um posso e as rãs que ali nasceram pensam que o mundo limita-se aquele  mero habitat. Assim, pensamos não ter  necessidade de Bussola alguma. Amarrados, encracados, bitolados nos nossos dogmas e crenças "confortavelmente" porem mergulhados na escuridão da ignorância, por desconhecer propósitos conforme nos diz as Sagradas Escrituras: "Grandes e firmes que não sabeis". (Jr 33.3).
O grande rei Davi, entendeu a importância da Palavra de Deus disse: "Lâmpadas para os meus pés e luz para os meus caminhos é a tua Tua Palavra"  Sl 119.105, A Palavra de Deus alem de sinalizar onde estamos e como estamos, também  dá-nos direção clara para onde devemos ir e como ancorar em porto seguro. Ela nos orienta a tomarmos decisões nos momentos de obscuridades diversas da nossa vida. A Palavra de Deus nos faz descansar e cantar hinos de vitória em meios as maiores turbulências,  porque não há maior refugio do que estarmos  em Deus e sermos orientados por Ele, isto é, através da sua Palavra, a Bussola da nossa salvação.
Por que o mundo prefere não orientar-se pela Palavra de Deus?  O Senhor Jesus clareou esta questão dizendo:  "A Luz veio, mas eles amaram mais as trevas porque suas obras eram más." Nossos mal hábitos, vícios, crenças, comodismo, dogmas, prazeres efêmeros, ídolos, ou até mesmo, a corrupção, cobiça etc., ficam literalmente comprometidas a sumirem de nossas vidas, quando optamos em submeter a orientação da Palavra de Deus. Por isto, Deus, conhecendo nossas fraquezas, sabendo que não conseguiremos seguir avante sob a orientação da sua Palavra através  uma mera decisão,  Deus enviou Jesus Cristo; alem de morrer em nosso lugar, nos incluiu na sua morte para que os desejos da nossa carne, contrarios aos precipícios de Deus, fosse desfeitos e recriasse em nós um novo coração, uma nova mente capaz de ser renovada, a fim de  compreender que, sem a Bussola, ficaremos a deriva até sermos engolidos pelas ondas bravias e por pouco tempo, deixaremos saudades e depois, eternamente esquecidos.....Porem, a Biblia nos diz, que "os que confiam no Senhor são como montes de Sião que não se abalam, mas permanece para sempre...." 
A Palavra de Deus, como Bussola orientadora e direcionadora, também nos convida a repensarmos sobre a nossa condição: para onde estamos indo? Qual a nossa perspectiva da eternidade? Diante deste questionamento, nos afirma claramente que, ao submetermos firmemente a Palavra de Deus, alem de ganharmos sem vezes mais aqui nesta terra, temos a Vida Eterna.....
 Pr Joel Meirinho



Felizes aqueles cujas asas foram quebradas, e agora, poder voar com as Asas de Deus...

"Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus." Êxodo, 3.6
Há um velho provérbio anglo-saxônico que diz:
"um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto ".
Em outras palavras, uma vez que nós tenhamos caído, jamais conseguiremos nos levantar totalmente como dantes.
Uma vez caído, sempre caído.
"Afinal, não se pode esperar muito de um pássaro com a asa quebrada".
Como parecem soar sábias as palavras deste trecho agridoce da poesia de Hezekiah Butterworth; pelo menos, até o ponto em que iluminamos com a lanterna poderosa das Escrituras, quando tal sabedoria revela-se inconsistente, espúria e sem lastro bíblico.
Na verdade, se fôssemos dar outro nome adequado à Palavra de Deus, deveríamos chama-la de " A Galeria das Asas Quebradas" - homens que falharam, caíram - muitos deles fragorosamente -, mas que pelas cordas da misericórdia de Deus e de Sua graça incompreensível, foram guindados de seus fracassos às alturas dos grandes heróis da fé.
Como é bom pensarmos que o nosso Deus é o Deus de Abraão - que mentiu gritantemente, falseando a verdade, e mesmo depois de ter mentido por duas vezes foi reconhecido como "o amigo de Deus".
Com sua "asa quebrada", Abraão voou mais alto do que ele ou qualquer outro havia voado.
Como é bom pensarmos que o nosso Deus é o Deus de Jacó - trapaceiro e enganador - na maioria das vezes sem quaisquer escrúpulos - candidato in extremis a caso perdido.
Contudo, não obstante a esse "currículo invejável" Deus o elevou de tal modo que o seu velho nome não pôde conter tanta glória, e de Jacó, passou a chamar-se Israel.
Como é bom pensarmos que o nosso Deus é o Deus de Raabe, a prostituta, mulher da zona de meretrício. Como Deus a usou não obstante a sua baixa reputação!
A despeito de suas asas quebradas, Deus a escolheu como um instrumento, nãosó para salvar a vida de dois de seus corajosos servos, como para trazer o Seu Filho ao mundo.
Nunca "asas quebradas" voaram tão alto na graça de Deus.
Como é bom saber que o nosso Deus é o Deus de Davi, que embora Seu servo, aquinhoado com toda sorte de bênçãos, inebriado pelas tépidas ilusões do pecado, entregou-se a flagelante malignidade do adultério e do assassínio.
Contudo, suas "asas quebradas" não lhe impediram de ser chamado o homem segundo o coração de Deus.
Sim! A Bíblia é a galeria das "Asas Quebradas".
Porque o nosso Deus é o Deus que prefere usar pessoas de asas quebradas.
Aliás, se Deus não fosse o Deus que usa "os de asas quebradas", nós não estaríamos lendo esse Pão Quente agora.
Todos esses grandes homens e mulheres que se tornaram os grandes heróis da fé, os gigantes dentre o povo de Deus, um dia tiveram as suas asas quebradas pelo deslize, pelo tombo do fracasso e do pecado.
Deus os encontrou assim. E os fez voar como nunca antes feito e imaginado.
Quem sabe, no meio dessa conjuntura evangélica em que nós vivemos, onde somos levados por um legalismo exacerbado e farisaico a pensar que não mais espaço nos planos de Deus para os que caem e deslizam, não estejamos nos sentindo descartados, riscados da agenda divina, deletados de Sua memória, jogados em Sua lixeira cósmica.
Moisés, que um dia esteve assim depois de seus fracassos como libertador, ouviu do Senhor uma palavra maravilhosa que lhe trouxe duas verdades acerca do Deus que ele mesmo desconhecia.
1. Deus é o Deus dos Homens que Fracassam.
Quando Deus disse a Moisés que Ele era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, aparentemente parecia estar listando os nomes dos primeiros superstars da Bíblia - superficial interpretação.
Na verdade, o que Deus estava dizendo para Moisés quando cita os patriarcas é que Ele é Deus de Homens que fracassam.
Todos eles tiveram as asas quebradas, fracassaram em algum ponto de suas vidas, deram com a cara no lodo da vida.
Foram imperfeitos.
Mas subiram às alturas porque souberam confiar no Deus que usa os homens, mesmo quando estes fracassam.
2. Deus é o Deus da Segunda Chance.
A rigor, todo homem fracassa, mais cedo ou mais tarde.
Uns percebem isso mais cedo, outros mais tarde.
Mas quando homens de Deus que um dia fracassaram conseguem galgar a galeria dos grandes heróis da fé é por que o nosso Deus é o Deus da segunda chance, da
segunda oportunidade.
É o Deus disposto a reescrever a nossa história.
Aquele era a chance de Moisés descobrir isso de modo maravilhoso.
Eu já tive o meu dia.
Talvez hoje seja o seu.
Antes de pensar em desistir por causa de asas quebradas, gostaríamos que meditasse nisso.
A Bíblia *NÃO É UM LIVRO DE HOMENS PERFEITOS - É O LIVRO DE HOMENS
RESTAURADOS PELA GRAÇA E O SANGUE DE JESUS.
Pensemos nisso. Que Deus nos abençoe. Amém !!!
Carlos Augusto Lopes
Mensagem Postada no Grupo em 09/08/2007
Colaboração de Uma Amiga de Deus