quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O MAIOR DESAFIO DA IGREJA

O MAIOR DESAFIO DA IGREJA
Quando o Filho do Homem voltar, por ventura haverá fé na terra? Lc 18.8
Estamos vivendo em tempo obscuro, as trevas cobrem a terra, o chamado avivamento espiritual está mais para modismo espiritual e oportunismo espiritual que conversão genuína, movida por convicção de pecado. Estamos vivenciando um processo continuo de relativização do absoluto e absolutizando  o que é relativo.  No cristianismo hodierno, o mais importante é conquistar, ter, abrir o mar,  custe o que custar, romper as barreiras e levantar a bandeira como um vencedor, mesmo que custe e comprometa as verdades de Deus e a vida eterna...
Assim temos os cristãos pobres que estão “ debaixo de maldição” e os prósperos que foram “agraciados por Deus”.  A Fé tornou o maior mercado de todos os tempos;  as indulgencias voltaram com uma roupagem requintada onde muitos parecem acredita que conseguem enganar até o próprio Deus. Os “heróis da fé “ hoje são homens que conseguem enganar maior numero de pessoas e manipulando-as para seu bel prazer:  concedendo-lhes força política, poder financeiro, status,  tudo em nome de Deus.
Quem disse que esses “heróis da fé” estariam  preocupados com a alma do pecador?  (.....rsrsrs), quem disse que estariam preocupados com os pobres, mendigos, descamisados, excluídos? Sim,  preocupados com sua reputação,  com a receita volumosa para a “evangelização”, preocupados com o seu sucesso ministerial, preocupados com o seu divinismo mascarado, santidade luciférica, até que pesados se tornam demasiadamente  na balança e venham ser achados em falta num escândalo exponencial.
Diante da crise de modelos, referencia, tais “heróis” são visto como modelo para milhões de pessoas que almejam o episcopado, pois  são  intitulados como “homens de Deus”, homens que julgam ter  a fé de Abraão, de Gideão, Davi, Moisés... Mas os que tem a fé de Raabe, a prostituta, que ocupa lugar de destaque entres os heróis da fé na Bíblia, fé de Abél, de Enoque, fé de João Batista, de Estevão.... Não servem como referencia,  por que?  A prostituta uma coitada, Enoque Deus levou, Abel foi assassinado, João foi decapitado, Estevão apedrejados.
Na verdade, os heróis da fé atualmente vivem a fé de Caim: Se Deus é Deus então tem que aceita a oferta do povo para minha honra e glória.... a oferta do fruto da terra é o suficiente pensam eles. O importante é ser abençoado, é conquistar, ser feliz, tomar posse, ser cabeça e não calda,  estar por cima, passar por cima, tudo ou nada.....
E quando tais heróis descobrem que Deus não está nada satisfeito com sua oferta cainita, cai-lhes o semblante, ficam vazios, perdem as forças e só lhe restam o pecado que já batem as portas e são marcados com um sinal: Eis ai o homem assassino, responsável por milhares de vidas que morrerão sem conhecer a Jesus por causa do escândalo, responsável por milhões que perderam a fé genuína;  como disse Jesus:  melhor não ter nascido que escandalizar uns dos meus pequeninos.
Amados,  Cristo é o nosso modelo, nossa referencia, Cristo é a nossa única esperança,  pois não há salvação em nenhum outro debaixo do Céu pelo qual importa que sejamos salvos.  Atos 4.12.        
Joel Meirinho
joelmeirinho@hotmail.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O GRANDE ARQUITETO



  
T
odo arquiteto primeiramente planeja, depois termina, e quando conclui seu projeto, então começa a obra. O começo se dará somente após a conclusão do projeto. Não se pode começar sem primeiro terminar.
Deus o grande arquiteto, depois de ter terminado todas as coisas, então começou.  Isto quer dizer que, antes de todas as coisas existirem, já havia pré-determinado e acabado, por isso, Deus descansou, mas continua trabalhando.
Entendemos nas escrituras que o Senhor Jesus nasceu a dois mil anos atrás; porém foi morto deste a fundação do mundo. A Bíblia diz:   “e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Ap 13.8  
A Escritura também nos diz:  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.   E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”. Rm 8.28-30
Eu e você fomos planejados e acabados no projeto original de Deus, e isto é chamado de propósito de Deus.  Deus estabeleceu antes da fundação do mundo o seu propósito para com o homem para fazê-lo conforme sua imagem e semelhança e assim sermos expressão e louvor da sua glória.
Quando um arquiteto termina seu projeto ele consegue ver a obra acabada. Então ele descansa e diz: que legal, que bom! E após a conclusão, a obra começa. Na construção da obra, o arquiteto prevê os entraves, problemas, dificuldades, erros dos construtores, descumprimento em seguir a planta, teimosia dos construtores em realizar a obra que não foi projetada pelo arquiteto, por entender as dificuldades na construção etc. Em fim,  toda obra enquanto está no processo, nem uma beleza existe. Não há jardim, pintura, acabamento, ferros, madeira, ferramentas, tijolos estão todos espalhados, área considerada de perigo e, somente pessoas habilitadas podem estar no local. Porém, o arquiteto consegue ver jardim, pintura, acabamento, tudo  no seu devido lugar.  Para o arquiteto tudo está terminado.
Nós fazemos parte do projeto de Deus, e o que se vê hoje com os olhos humanos não é o projeto acabado e sim, uma construção:  Saúde e doenças, vida e morte, justiça e injustiça sociais, riqueza e miséria, caos, alcoolismo, homossexualismo, lesbianismo, em fim, vemos a queda do homem e seus pecados, mas também vemos o processo de redenção através de Jesus Cristo que  também faz parte do projeto original de Deus.
Muitas vezes perguntamos: Qual o propósito de Deus para minha vida? Entendemos que existe um propósito maravilhoso e acabado para cada um de nós. No entanto, o que vemos com os nossos olhos são temporais, ou seja, o que vemos não é o acabamento e sim uma construção. Motivos pela qual, hora   estamos tristes e hora estamos alegres. Quando entendemos, pela fé,  que o Grande Arquiteto tem um propósito sobremodo elevado e acabado para cada um de nós, passamos a ver as coisas como Deus vê: Vemos oportunidade nos obstáculos, vemos paz em meio as guerras, vemos justiça quando tudo parece injustiça, vemos a luz em meio às trevas, vemos a vitória quando tudo parece derrota.
A Biblia diz que a fé é a certeza de coisas que se esperam, e convicção de fatos que se não vêem. Heb 11.1. Por isso, a única maneira para compreendermos o propósito de Deus para a nossa vida e andarmos segundo o seu propósito é ouvirmos a sua Palavra,  para que a fé seja gerada em nós.  A Bíblia Diz:  Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” Heb 11.3, diz também: “ De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Rm 10.17.
A nossa surdez com relação a palavra de Deus, impede nossa visão espiritual e nos tornamos como rãs em uma pequena lagoa, sem compreendermos o grande oceano da verdade. Desvencilhemos da idéia do mundo, da cultura, da ideologia popular recheada com sua cegueira e  ignorância, pensando que a construção é término do projeto de Deus.
O Senhor Jesus, no seu ministério pregava dizendo: arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus. Arrepender  " metanóia (grego) quer dizer:  mudar de idéia, mudar de pensamento próprio, alienação à cultura do mundo e a suas vãs filosofias, daqueles que questionam com suas teses, antíteses, sínteses; mas sem fé não chegaram ao conhecimento da verdade que liberta e salva.
Jesus Cristo é a Pedra fundamental do grande projeto de Deus. Fora desta pedra é construir sobre areia da idolatria, egolatria, pecado, e por fim a morte sem Deus e sem esperança, por não crer no que foi pré-determinado. Insistir em caminhar segundo seus próprios projetos é pura tolice. A Biblia diz:  “ são muitos os planos do coração do homem, mas é o propósito do Senhor que permanece”. Prov. 19.21.
Fé é crer em Deus, no que Deus diz e o que Ele fez, faz e fará.  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3.16. Nós fomos projetados deste a fundação do mundo para sermos filhos de Deus e vivermos no seu Reino que  é eterno,  cujos pilares são: Justiça, Paz e Alegria no Espírito Santo.
Fazer parte do projeto de Deus, é um privilegio. O fato de existir e estar vivo é sinal claro, concreto, que fomos chamados. Serão escolhidos aqueles que atentarem  para a planta que Ele desenhou.  Nós, como pedras vivas, conforme nos diz as escrituras, seremos edificados sobre a principal pedra, a Pedra Fundamental, desta grande obra que é o Senhor Jesus Cristo. Seremos templo para morada de Deus para toda a eternidade. Eu e você somos convidados para fazer parte desta grande obra.
Joel Meirinho




quarta-feira, 13 de abril de 2011

Igreja que chora, sorri....

Igreja que só rir, o pastor vai chorar; Igreja que chora, o pastor vai sorrir. Pastor que só rir, a igreja vai chorar, mas pastor que chora, a Igreja vai sorrir.    Joel Meirinho

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Spasmu

AS RUAS DAS CIDADES SE TRANSFORMARÃO EM RIOS.
 OS CORREGOS E RIACHOS SE ALARGARÃO.
ONDE ESTARÃO AS ÁRVORES? POR CAUSA DISTO,
DESLIZARÁ TODO MONTE, LÁGRIMAS E CHORO HAVERÁ.
O QUE É ISTO QUE VISTES?
RAIOS E TROVÕES, VENTOS E INUNDAÇOES!
NÃO HÁVERÁ HABITAÇÃO EM LUGARES ALTOS.
 NAS PLANICES, NOSSOS PÉS TOCAM AS AGUAS...
VINDE! PLANTEMOS E JAMAIS CORTAREMOS....
OUÇAM OS PÁSSAROS E O VOAR DAS GAIVOTAS,
ATÉ QUE ELE VENHA E NÃO ENCONTRE LUGAR DESERTO.....

                               Joel Meirinho